Inevitável, a menopausa é um período de profundas alterações hormonais. A mulher deixa de menstruar mensalmente porque ocorre uma transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, geralmente entre os 45 e 55 anos.
O processo natural de envelhecimento é acentuado durante a menopausa, devido à queda gradativa na produção dos hormônios estrogênio e progesterona e, também, aos baixos níveis de DHEA – mais conhecido como o hormônio da juventude.
Essa alteração hormonal provoca a perda das fibras elásticas e a diminuição na produção de colágeno, ácido hialurônico e outros componentes naturais do organismo. A pele do rosto tende a perder o tônus, ficar mais fina, flácida, menos hidratada e propensa a rugas e linhas de expressão.
Calma, mesmo que você não tenha se prevenido (todas as idades merecem um cuidado especial com a pele), é possível diminuir os efeitos da menopausa e preservar sua autoestima e bem-estar durante o processo.
Conheça 05 dicas indispensáveis que vão te ajudar a resgatar a vitalidade e luminosidade da pele na menopausa
Dica 1 - Os três A’s poderosos
Não tem como fugir, essa combinação é poderosíssima: água, alimentação e academia.
Não precisa ser necessariamente ir em uma academia, mas incluir uma rotina de atividades físicas sob orientação, claro, é o ideal. Um estilo de vida mais saudável vai contribuir para que os hormônios executem suas funções e ajudar na circulação e oxigenação da pele.
Invista em uma alimentação rica em antioxidantes, fitoestrogênios, cálcio, em vitaminas C, D3, E, ômega 3 e fibras. Vale a pena buscar uma orientação profissional para cuidar da sua dieta. E se hidrate ao longo do dia. Além de deixar você e o seu organismo bem e com a saúde em dia, a hidratação promovida pela ingestão de água vai te ajudar a melhorar a textura da pele e a resgatar o tônus e vitalidade.
Se você fuma, talvez a dica mais poderosa seja abandonar esse vício. O tabagismo destrói seu organismo e a qualidade da pele. Manchas e cravos são mais propensos em fumantes e a resposta aos protocolos estéticos costuma ser menos satisfatória.
Dica 02 - Filtro Solar sempre
Para todas as idades o protetor solar é o melhor amigo da pele do rosto, mas na menopausa ele se torna imprescindível. Nesta etapa da vida, com a perda de colágeno e outras substâncias, a derme fica naturalmente mais fraca e a radiação solar é uma das principais causas do envelhecimento da pele.
Então, aposte em aplicar e reaplicar ao longo do dia, até mesmo em dias nublados ou se for ficar dentro de casa, um filtro solar com no mínimo FPS 30.
Dica 03 - Cosméticos e Dermocosméticos específicos
A tecnologia trouxe muitas novidades ao mercado de cosméticos e dermocosméticos, mas você é única e sua pele também. É por isso que precisa conhecer as necessidades específicas da sua pele, para poder adotar os ativos hidratantes e antioxidantes corretos em seus cuidados diários durante a menopausa.
Alguns exemplos de ativos muito indicados para quem está na menopausa são: Vitamina C, resveratrol, retinol e ácidos como o LHA (derivado do ácido salicílico) e AHA (complexo de ácido glicólico e cítrico). Eles atuam de forma a melhorar a textura, luminosidade e reforçar a barreira de proteção da pele contra irritações e infecções.
Dica 04 - Maquiagem e Higienização da pele
A maquiagem costuma ser uma grande aliada da nossa autoestima e, por ser assim, ela deve ter a atenção que merece para não se tornar nossa inimiga.
Aposte em maquiagens específicas para o estado da sua pele, como as que possuem ativos antioxidantes, hidratantes e proteção contra os raios UV. Já existem boas opções no mercado.
E sempre, sempre mesmo, faça a correta higienização da pele, retirando toda a maquiagem antes de dormir e evitando a água quente sobre a pele do rosto, que podem agredir sua pele se ela estiver sensível por causa do ressecamento (comum na menopausa). Tonifique o rosto e passe um hidratante antes de ir para cama.
Dica 05 - Invista em procedimentos estéticos Age Repair
Além da rotina de cuidados em casa e a manutenção de hábitos saudáveis, invista em procedimentos profissionais que vão reduzir e tratar as manchas, a perda de elasticidade da pele e reparar a flacidez, rugas e linhas de expressão. Os tratamentos também irão intensificar o potencial dos ativos, ajudando-os a penetrar mais profundamente na derme.
Alguns ótimos exemplos são o Peeling de Ultrassom, o Laser de Baixa Intensidade (LBI), Leds, Microcorrentes e Eletroestimulação, Radiofrequência Fracionada, Microagulhamento e Face Lift Massage®. Eles são os mais indicados para estimular a produção de colágeno e elastina, e resgatar a vitalidade e a aparência firme e saudável da pele madura.
* Saiba mais sobre esses tratamentos clicando aqui
Na menopausa, toda mulher fica com a derme mais ressecada, exibe alguns sinais da idade, como flacidez, rugas e perda de viço. No entanto, dependendo dos hábitos de cuidado ao longo da vida, técnicas diferentes são usadas para atenuar os sintomas.
É extremamente importante entender as características individuais para garantir o sucesso.
Quer ajuda para amenizar os efeitos da menopausa na sua pele?! Entre em contato pelo botão abaixo para agendarmos uma conversa sem compromisso sobre as melhores rotinas de cuidados e procedimentos estéticos para você.