

Chegamos ao outono: a paisagem começa a mudar e a temperatura começa a cair.
O verão foi embora, levando junto os dias de sol e calor intensos. Mas não se engane, assim como a estação mais quente do ano, o outono pede cuidados especiais com a beleza e a saúde da pele.
Afinal, as mudanças repentinas de temperatura, o vento e o clima seco característicos dessa época do ano, também podem prejudicar a pele.
O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno. É um período de passagem entre estações, e por isso é o momento ideal para cuidar dos danos sofridos pela pele no verão, como sardas, rugas, manchas, alterações de tonalidade e textura e até mesmo cravos e espinhas.
Ao mesmo tempo, é também a época ideal para preparar a pele para o extremo clima seco e frio do inverno que está por vir.
Confira então 3 dicas simples de cuidados com a pele para se recuperar do verão e se preparar para o inverno!
O primeiro cuidado da estação deve ser a limpeza profunda da pele, que pode ser realizada com peelings suaves, peeling de diamante ou peeling de ultrassom.
No pós-verão, a limpeza de pele é essencial para preparar a pele para os tratamentos antirrugas e de clareamento das manchas e melasmas decorrentes da exposição ao sol.
Vale lembrar, no entanto, que independente da época do ano, a limpeza de pele é fundamental para higienizar os poros e otimizar os resultados dos cuidados estéticos diários feitos em casa.
Um aspecto do outono é o clima fresco e a temperatura mais baixa, que estimulam a perda da oleosidade natural e o ressecamento da pele, aumentando seu nível de exposição a vírus e bactérias.
A boa notícia é que essa característica climática favorece muito a realização de tratamentos que exigem menor exposição ao sol e que permitem proteger e hidratar a pele.
Assim, uma vez realizada a limpeza de pele, a pele está pronta para receber os protocolos de estética facial que podem ser usados no outono para promover a renovação celular, o estímulo das fibras colágenas e elásticas e a hidratação – como os peelings mais profundos e o microagulhamento.
Após a limpeza de pele é possível também focar no uso de aparelhos e ativos clareadores e rejuvenescedores, para atuar tanto na área de clareamento de manchas quanto de rejuvenescimento – rugas, adquiridas ou potencializadas durante o verão.
Cuidados diários em casa também são essenciais para manter a pele protegida e hidratada, como evitar longos banhos quentes e o excesso de sabonete e produtos à base de álcool.
Dermocosméticos com ativos antioxidantes em sua formulação – como vitamina C, coenzima Q-10, ácido ferúlico e resveratrol – atuam com excelente potencial anti-idade, combatendo e inibindo o surgimento precoce de rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento da pele.
Mantenha a pele sempre limpa e hidratada e associe os dermocosméticos com ativos antioxidantes ao uso de protetor solar para melhorar os resultados e potencializar a proteção da pele.
Mas atenção! A escolha dos produtos deve ser criteriosa, afinal nem todos os antioxidantes se comportam da mesma maneira nos diferentes tipos de pele. A mudança de estação interfere no comportamento da pele, o que também pode demandar outro tipo de filtro solar. Por isso, tenha sempre uma orientação profissional antes de sair comprando seus produtos home care.
Também no outono é interessante dar atenção a outros aspectos que contribuem para a beleza e saúde da pele, como a ingestão de água em quantidade adequada e a alimentação equilibrada.
Uma dieta balanceada em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e alimentos antioxidantes contribui positivamente para uma pele mais saudável, devido à oferta de nutrientes, e é essencial na prevenção e combate do ressecamento e envelhecimento da pele.
Por isso, tenha sempre em sua cesta de supermercado:
Com uma boa alimentação e proteção, a pele limpa, cuidada e hidratada fica menos sujeita à perda de água e elasticidade, o que torna seu envelhecimento mais lento e suave.
Tudo isso é essencial para reparar os danos do verão e se preparar para o inverno ainda no outono: a pele vai estar mais fortalecida e protegida para vivenciar o clima seco e frio.