Um tratamento de Estética facial e Aromaterapia não é como uma receita de bolo, onde você coloca os ingredientes (no nosso caso, as técnicas), segue um modo de preparo e pronto.
Bom… pelo menos não deveria ser assim, afinal cada ser humano é único e nem todas as técnicas reagem da mesma forma nos mais diversos tipos de pele. Além disso, são tantas as opções de aparelhos, produtos e protocolos que um mesmo resultado pode ser alcançado de diferentes jeitos, muitas vezes de forma menos invasiva e até mesmo mais rápido.
Por isso, quando uma pessoa vem ao meu espaço de atendimento para uma avaliação gratuita de pele, a primeira coisa que faço é uma análise minuciosa do seu rosto, suas especificidades, e apenas depois de entender quais são seus objetivos individuais e hábitos de vida que eu começo a falar quais técnicas poderão ser utilizadas, a melhor sequência de aplicação, número de sessões, orientações para os cuidados home care e duração do tratamento.
Somente com essa visão holística e totalmente personalizada que é possível traçar o melhor caminho em busca dos resultados que vão resgatar a beleza natural da pele e, consequentemente, aumentar sua satisfação e autoestima.
As técnicas utilizadas nos cuidados com a pele do seu rosto podem ser aplicadas por meio do uso de tecnologias modernas (como Laser de Baixa Intensidade, Radiofrequência, Intradermoterapia Pressurizada, entre outras), como também através de massagens e máscaras, por exemplo. O mais importante aqui é que todas elas sejam testadas e aprovadas cientificamente.
Então vamos lá! Deixa eu te apresentar aqui abaixo algumas das principais técnicas que utilizo nos meus tratamentos de estética facial e aromaterapia:
> Peeling de Microdermoabrasão
O Peeling é um termo em inglês que significa descamar. Ele pode ser físico ou químico e é classificado de muito superficial (nível 1) a profundo (nível 4), porém, em tratamentos estéticos, não chegamos a níveis profundos. Quando se trata de microdermoabrasão (como os Peelings de Cristal e de Diamante), a esfoliação física e superficial da pele é feita por meio de equipamentos ou dermocosméticos.
Indicado para:
- Remover a camada de células mortas
- Melhorar a textura da pele e deixá-la mais firme
- Estimular a microcirculação e a produção de colágeno
- Revitalizar a pele do rosto
- Tratar manchas superficiais
- Suavizar as linhas de expressão e rugas finas
> Peeling Químico
O Peeling Químico promove a descamação progressiva e o consequente estímulo da produção de colágeno, reorganização das fibras elásticas e a melhora da irrigação e hidratação da derme através da aplicação de agentes químicos, como os alfa e beta-hidroxiácidos. Aqui vale ressaltar a importância da avaliação profissional antes de você iniciar qualquer tratamento estético com esta técnica, uma vez que seu uso não é recomendado para alguns tipos específicos de pele.
Indicado para:
- Reduzir manchas da idade ou de exposição ao sol
- Reduzir manchas pós-inflamatórias de acne e melasmas
- Minimizar rugas e linhas de expressão
- Controlar a oleosidade da pele
- Prevenir o aparecimento de cravos e espinhas
- Combater rugas
> Peeling de Diamante
O Peeling de Diamante promove a renovação celular através do atrito das ponteiras diamantadas do equipamento estético com a pele. É uma técnica usada para uma esfoliação mais superficial, por isso é menos invasiva e não causa vermelhidão ou dor. O número de sessões pode variar, mas os resultados já começam a ficar visíveis logo a partir da segunda sessão.
Indicado para:
- Renovar a camada celular
- Estimular a produção de colágeno e elastina
- Tratar melanoses (manchas superficiais que estão na epiderme)
- Melhorar o aspecto das cicatrizes de acne
- Desobstruir e estreitar poros dilatados
- Rejuvenescer a pele do rosto e do colo, amenizando rugas e linhas finas
> Peeling de Ultrassom
O Peeling de Ultrassom é também um procedimento superficial e indolor de higienização e restauração cutânea. O aparelho utilizado cria ondas ultrassônicas e vibrações de alta frequência que removem as impurezas e a camada superficial de células mortas sem atrito.
Indicado para:
- Higienizar profundamente os poros
- Estimular a oxigenação da pele
- Esfoliação de peles sensíveis e delicadas, que possuem contraindicação de uso de produtos químicos
- Revitalizar a pele, principalmente em climas mais frios
- Auxiliar na penetração de ativos cosméticos
> Laser de Baixa Intensidade (LBI) e Leds
Lasers de Baixa Intensidade (LBI) e Leds são fontes de luz utilizadas na fototerapia facial para modificar a atividade celular através da bioestimulação. Ambos se encontram na faixa safe-band, ou seja, são seguros e não possuem nenhum risco de alteração genética. São consideradas técnicas não invasivas, com efeitos rápidos e podem ser aplicadas em todos os tipos de pele.
Indicado para:
- Tratamentos de manchas provocadas por radiação solar, gravidez e contracepção
- Hidratação e revitalização cutânea
- Melhorar a circulação facial e eliminar as toxinas de forma mais eficaz
- Tratamentos rejuvenescedores
- Auxiliar no processo de cicatrização e controle da acne nos procedimentos de limpeza de pele
> Microcorrentes e eletroestimulação
São técnicas que utilizam correntes de baixa intensidade e baixa frequência, também chamadas de MENS (Micro Electro Neuro Stimulation). Sua utilização promove o aumento do metabolismo das células (incluindo a síntese de proteínas, oxigenação e eliminação de resíduos), restabelece a tonicidade facial e facilita a penetração de substâncias ativas dos cosméticos.
A aplicação é feita por eletrodos que massageiam o rosto de forma delicada, agradável e relaxante, é totalmente indolor e não causa desconforto ou sensações de formigamento.
Indicado para:
- Melhorar a flacidez muscular e a elasticidade da pele
- Tratamentos de olheiras, clareando e reduzindo o inchaço sob os olhos
- Pós-operatório de cirurgia plástica devido seu poder cicatrizante, antiinflamatório e antiedematoso
- Hidratação pós-peeling e microagulhamento
> Microagulhamento
Também conhecido por Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA), o microagulhamento é uma das mais eficazes técnicas de Drug Delivery (que em uma tradução livre seria “entrega de ativos”). Ele provoca microlesões e abertura de canais que promovem a entrega e penetração dos ativos de alta biotecnologia de forma mais concentrada, direta, indolor e eficiente, com uma profundidade controlada.
O microagulhamento é realizado por meio de equipamentos contendo agulhas bem finas de várias profundidades, como o Dermaroller e o Dermapen. Esse processo também promove a indução de colágeno e outras fibras naturais na pele, além de aumentar a proliferação celular (principalmente dos fibroblastos) e, consequentemente, a produção de novo colágeno, elastina e outras substâncias presentes no tecido da face.
Indicado para:
- Reorganizar a estrutura de formação de colágeno e fibroblastos
- Aumentar o Drug Delivery, potencializando a permeação de dermocosméticos
- Amenizar as cicatrizes de acne e manchas na pele
- Combater rugas
> Radiofrequência Convencional e Fracionada
A Radiofrequência Convencional é uma técnica muito utilizada no combate à flacidez facial, sobretudo na pele madura. Sua principal ação é elevar a temperatura da derme à camada do tecido adiposo (que fica acima do tecido muscular). Em um primeiro momento ela age contraindo as fibras de colágeno e elastina, deixando o rosto mais firme (o famoso efeito “lifting”). Já alguns dias depois da aplicação, ela estimula o fibroblasto que aumenta a produção de colágeno.
Já a Radiofrequência Fracionada age promovendo microlesões na pele, com dano térmico controlado na derme, estimulando profundamente a oxigenação, nutrição e a remodelação do colágeno e da textura da pele.
O equipamento utilizado na Radiofrequência Fracionada, de alta tecnologia, possui 25 microagulhas banhadas a ouro, o que possibilita diferentes profundidades de ação e resultados três vezes mais rápidos que a Radiofrequência Convencional.
Em meus protocolos de atendimento costumo também associar a técnica da Radiofrequência aos protocolos de hidratação da pele e à aplicação do Laser de Baixa Intensidade (LBI), o que me permite alcançar resultados ainda mais incríveis em minhas clientes.
Indicado para:
- Combater a flacidez tissular e palpebral
- Diminuir rugas, linhas de expressão e melhorar a aparência da pele
- Reorganizar as fibras de colágeno e elastina
- Melhorar a microcirculação e oxigenação celular
- Melhorar o aspecto de cicatrizes atróficas
- Combater a acne ativa
- Diminuir fibrose e aderência
- Reduzir gordura localizada (papada)
- Definir o contorno facial, deixando ângulos mais evidentes
> Massagem Lympho-Enèrgie®
A técnica de Lympho-Energie® foi desenvolvido na França, por Dominique Jacquemay, e é uma massagem que associa a drenagem linfática clássica com a estimulação de pontos da medicina chinesa. Sua aplicação consiste em movimentos específicos que estimulam a desintoxicação da pele, desbloqueiam os gânglios linfáticos e tonificam rosto e pescoço.
Como seu próprio nome sugere, a Massagem Lympho-Enèrgie® promove um reequilíbrio da energia vital – tão necessária à beleza, saúde e bem-estar – ao aumentar o escoamento de líquidos dos tecidos para o sistema circulatório, desintoxicando naturalmente o organismo.
Indicado para:
- Diminuir o inchaço das pálpebras e olheiras
- Suavizar e uniformizar linhas de expressão e rugas
- Estimular a atividade celular e a vitalidade da face
- Diminuir edemas em casos pós-operatórios
- Desintoxicar a pele do rosto
> Máscaras Faciais
As máscaras faciais têm várias aplicações nos tratamentos de estética e aromaterapia. Possuem uma grande variação e concentração de ativos, e sua escolha depende da finalidade desejada, uma vez que elas podem ser utilizadas tanto para prevenir como para remediar.
Com a função de potencializar os efeitos de outros procedimentos estéticos e de restabelecer a vitalidade da pele, as máscaras faciais atuam melhorando a nutrição, hidratação, circulação, relaxamento, desintoxicação, clareamento, regeneração, entre outros benefícios.
Trago aqui abaixo alguns exemplos de máscaras que podemos utilizar em nossos tratamentos:
> Máscaras Skin Care Cremosas: ideais para tratamentos anti-irritação, esfoliantes, nutritivos, revitalizantes e ultra-hidratantes.
> Máscaras Skin Care em Gel: refrescam e acalmam a pele, funcionando como um transporte natural e profundo de nutrientes.
> Máscaras Skin Care de Argila (em pasta ou de lama): absorvem impurezas, purificam e refrescam, com efeito adstringente. São usadas para aliviar dores, recuperar células, promover a nutrição e cicatrização, com ação antisséptica e estimulante.
> Máscaras Skin Care Hidroplásticas: são máscaras em pó, preparadas na hora da aplicação, para hidratação e revitalização da pele.
Agora que você ficou por dentro das principais técnicas utilizadas nos tratamentos de estética facial – e em quais casos elas são indicadas – lembre-se sempre que todos os procedimentos podem ser feitos apenas por profissionais habilitados, com equipamentos homologados e com produtos certificados, de excelente qualidade.
E cuidado: em nenhuma hipótese entregue os cuidados do seu rosto para pessoas que não respeitam as individualidades da sua pele, histórico, e até mesmo a sua personalidade.
Se você é de Campinas ou região, deixo meu convite para marcar uma avaliação gratuita e conhecer os meus serviços em Estética Facial e Aromaterapia que oferecem mais beleza e bem-estar para você.
Ligue ou envie uma mensagem agora pelo WhatsApp clicando no botão abaixo e reserve o seu horário.